Em 1994, Itamar Farah (Ithia) participou mais de quatro anos, do projeto piloto de inclusão para crianças em escolas regulares, desenvolvido na creche Coepe, conveniada com a PMSP, com apoio da Unicamp/Leped. Planejou e implementou, em parceria com equipe multidisciplinar, programas específicos para estimulação de aptidões, desenvolvimento de habilidades e autonomia dirigidos a 60 crianças e suas famílias, atendidas até hoje. O resultado deste trabalho, deu origem ao livro "Somos Todos Iguais?".

Em meados de 1996, Itamar idealizou  e executou o projeto de desenvolvimento dos serviços de Orientação Vocacional & Estágios para a fundação da associação Carpe Diem - (SP), ONG que presta serviços no terceiro setor. Implementou programas inéditos na época, como atividades externas a associação, para inclusão de adolescentes com deficiência na vida social. Um exemplo foi o Programa de Almoço realizado nos restaurantes da cidade,  para aplicação e desenvolvimento na prática do exercício de autonomia destes jovens.

Junto aos clientes, efetivou diversas alianças  para expansão do projeto, com abertura de vagas para estágios em empresas nacionais e multinacionais. Coordenou a execução do projeto com treinamento e assessoria “in company” para o processo de inclusão de jovens com deficiência no mercado de trabalho com programa de estágios em ambientes corporativos,  visando sensibilizar desde a alta direção e demais equipes das empresas envolvidas, para  trabalho em conjunto e sua parcela na cidadania e  responsabilidade social. 

Prestou assessoria aos estagiários e treinamento às equipes em empresas de atuação expressiva no mercado, tais como: McDonald´s, Emporium São Paulo (Pão de Açúcar), Baked Potato, Claudeteedeca, Coats Corrente, Friday´s, Sociedade Hípica Paulista, Prodam, Dow Química, Track & Field, Dialdata, Futura, Rino Publicidade, Gelre, João Carlos Della Manna.

Foi responsável pelas reciclagens profissionais e programas específicos de treinamento  para toda a equipe da associação e meios de comunicação para divulgação do projeto,  tais como:

  • Jornal informativo Carpe Diem – criação, layout e composição editorial com 08 páginas, tiragem trimestral de 3.500 exemplares/ distribuição gratuita e circulação nacional.

  • Atualizações do Portfólio, Home Page e vídeos institucionais , direcionados ao marketing do projeto inclusivo e responsabilidade social.

  • Criação do material didático para os treinamentos e exposições dialogadas realizadas.

Gerenciou o setor até 2000. Até este momento a associação era composta por 20 pessoas da equipe técnica e atendia a mais de 30 clientes, suas famílias e 27 empresas parceiras do programa.