Itamar Marcondes Farah

autora Itamar Farah & personagem Tata 

 

 

 

Como surgiram os personagens?

Tata

"Durante o Grupinho Terapêutico, nos momentos da discussão sobre o tema do dia, observava que as crianças emitiam várias opiniões, mas como ainda não sabiam ler, repetiam as mesmas ou se perdiam no próprio caminhar do raciocínio.

Então, comecei a desenhar na lousa o que falavam, com objetivo de ajudá-los em relação a memória e facilitar a compreensão do tema.

Percebi que demonstravam maior concentração , atenção e pareciam  se divertir com as caricaturas. Ao final, solicitava que fizessem um desenho livre , numa folha matriz, com desenho reduzido de uma criança com a expressão do sentimento abordado..."

 

"... Na questão da inclusão, procurei um caminho para mostrar que todos eram crianças  e que sentiam em vários momentos de forma semelhante e aí os personagens fictícios surgiram... pensei que deveriam ter várias crianças bem diferentes, mas que compartilhassem os sentimentos nas mais diversas situações..."

 

Os personagens fictícios, foram inspirados nas características de algumas crianças, sendo uma estratégia também, para facilitar associação e identificação entre eles, mas de uma forma indireta.

          Conheça os personagens!

Eles demonstram e compartilham seus sentimentos com o leitor, refletem sobre os mesmos, nas mais diversas situações que foram observadas no convívio do dia a dia. Buscam soluções, se envolvem em dúvidas e sugestões levantadas pelas próprias crianças.

Conheça os personagens.