Itamar Marcondes Farah

TATAObjetivos do

grupinho

 terapêutico

 

 

Utilizado como recurso para se trabalhar a inclusão com grupos de crianças:

 

  •   Criar um campo favorável para expressão de idéias onde as crianças tenham um papel ativo diante dos temas propostos;

  • Fortalecer as características individuais frente o grupo;

  •  Estimular o pensamento e iniciativas das crianças, buscando recursos produtivos em parceria;

  • Ajudar  a identificar, nomear e verbalizar seus sentimentos, aprender a compartilhá-los;(Daniel Goleman - Inteligência Emocional /pág.208)

  • Estimular a empatia ou seja a capacidade de perceber os sentimentos dos outros;(Daniel Goleman - Inteligência Emocional /pág.208)

  • Possibilitar a inclusão de todas as crianças no grupo.

 

Enquadre

Atendimento inicial de dois grupos de crianças com idade cronológica de 05 a 07 anos, uma vez por semana, com duração de 1:15’h aproximadamente.

Na primeira sessão foi combinado com as crianças:

·      Toda vez que alguém se machucar , brigar ou mesmo algum colega se sentir incomodado ou estiver incomodando muito alguém, pararemos o trabalho e iremos conversar e buscar soluções juntos.

·      Se algum colega com maior dificuldade não estiver se sentindo bem nas atividades , vamos tentar entendê-lo e ajudá-lo . 

Caso contrário vamos respeitá-lo  e  ele  sairá para outro ambiente com um mediador, onde possa ficar mais tranquilo. Essa estratégia era utilizada especialmente com crianças que necessitavam de apoio pervasivo em todas as áreas(Ruth A Luckasson - Mental Retardation, Definition, Classification and System of Support.1992)

·     No início do trabalho, 

havia uma explicação verbal e ilustrativa (na lousa)dos três momentos do trabalho e a proposta do tema do dia.

 

Aquecimento: Tempo 20’ a 30’ . Onde são realizados jogos lúdicos ao som de músicas infantis (fundamental para maior produtividade no grupo).

Atividade/Tema do dia: Tempo : 25’a 35’.Com estratégias  e dinâmicas de grupo diferenciadas e pertinentes ao tema.

Relaxamento: Tempo 15’. As crianças colaboram na organização de almofadas e tapete. Todos, sentados ou deitados, fecham os olhos, com música “New Age “:

  •  discriminam sons de natureza, ou 

  • escutam uma breve história, ou 

  • é orientado passo a passo o relaxamento corporal.

 

IdéiaPara aproveitar esse momento,

ao final, que tal entregar estrelinhas de papel, que você mesmo faz ?

Ou "confetti paper *", relacionadas com as histórias !

As crianças vão adorar!

*Confetti paper são enfeites, parecidos com lantejoulas , só que com formatos diferentes. Estes e similares, podem ser encontrados em lojas com artigos para  festas infantis