Itamar Marcondes Farah

Módulo exemplo: deficiente?  O que significa isso?

(* trabalhado em várias sessões, intercaladas com outros módulos)

Planejamento:

Objetivos:

Avaliar os sentimentos e fantasias pessoais, identificar, nomear igualdades e diferenças, pontos fortes e oportunidades de melhoria, estimular a empatia.  Discriminar e diferenciar deficiência de doença. Trabalhar a construção conceitual / terminologia correta das deficiências (as crianças falavam várias palavras, menos “pessoa com deficiência”)

Estratégias:

Aquecimento: Cada criança escolhe uma bexiga. Ao som de música, com as bexigas cheias, vão brincar sob comandos, sozinhos, em duplas, em trios, todos.  

Atividades:

I-  Com todas as cadeiras de rodas, cadeirões, andadores, vamos fazer vivências de como deve ser uma pessoa com deficiência física. Em dois grupos, um guia o outro/ trocam. Discussão de como se sentiram, desenho na lousa para ajudar o raciocínio. Desenho livre sobre o tema.

II - Vivências sensoriais - Deficiência Visual - A escuridão. Com faixas pretas nos olhos (uma criança guia a outra / trocam). Discussão e desenho livre.

III - Deficiência Auditiva - O mundo do silêncio. Dois grupos ensaiam cenas, utilizando mímica. Um é platéia do outro. Ou o mediador finge falar sem utilizar a voz. Discussão sobre o tema e desenho livre.

IV - Deficiência Mental -: Por que nosso colega as vezes  tem dificuldades para entender? Uma história contada em duas  versões, mais difícil e outra mais fácil. Discussão do tema e desenho livre.

V - Incluídos na programação de recursos

Áudio - Visuais

 

Desenhos :A Bela e a Fera , Branca de Neve, o Corcunda de Notre Dame e outros. Discussão do filme e desenho livre.

 

Relaxamento:

Com música, história da fadinha  que trás  uma gotinha de amor para as crianças. Ao final é  solicitado que cada criança faça uma conchinha com a mão, para receber as gotinhas (bolinha de algodão colorido).

 

IdéiaQuando utilizar uma dinâmica de grupo, seja qual for a faixa etária, não esqueça de respeitar as fases, para obter melhores  resultados: (Maria Rita Miranda Gramigna. Pág.21 - Jogos de Empresa 1998)

FASE I

Vivência - Jogo propriamente dito, na fantasia

FASE II

Relato - Como você se sentiu? Palavra chave: Sentimento 

FASE III

Processamento - Analise de padrões de desempenho

FASE IV

Generalização - Comparar algo com o cotidiano

FASE V

Aplicação - Atingir alvos, mudar rumos no dia a dia

 

 

Lembre-se de incluir no seu planejamento de reuniões com pais ,ADIs , professores ou mediadores, as dinâmicas de grupo que você utilizou com as crianças. 

Além de sensibilizar de uma forma eficaz, promove a troca de sentimentos entre as pessoas envolvidas com as crianças!