projeto textos FAÇA AGORA! Quantas vezes já ocorreu de você deixar alguma coisa para depois e a oportunidade passar? Quantas idéias você teve, não implementou e quando desejou implementá-las já não tinham mais a validade de quando as concebeu? Quantos negócios e oportunidades você perdeu por esperar demais? Segundo o Dicionário Aurélio, Procrastinar quer dizer "transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar". Há pessoas que têm o mau hábito de procrastinar as coisas. Deixam tudo para depois. Não fazem nada na hora em que elas devem ser feitas e na hora em que as idéias ocorrem. Essas pessoas não sabem o que perdem. São pobremente avaliadas pelos outros simplesmente pelo seu hábito de procrastinar. Essas são pessoas que dão como desculpa o constante "deixar pra depois...", "fazer quando tiver mais calma...", "não gosto de fazer nada correndo..." etc. É preciso vencer esse pernicioso hábito. Numa enquête que fizemos com gerentes de uma empresa multinacional, o item considerado de maior valor para um subordinado foi o de "fazer as coisas imediatamente após o pedido". Assim, foram avaliados como os melhores, os subordinados que atendem prontamente uma solicitação, os que "não deixam prá depois". O conselho que eu daria é o de você fazer uma análise nas suas tarefas, nos seus afazeres e verificar se você não desenvolveu (às vezes inconscientemente), o hábito de procrastinar. Veja quantas coisas você tem atrasado. Veja quantas coisas você tem deixado pra depois". Veja quantas tarefas você já poderia ter cumprido e que estão engasgadas, tomando espaço na sua mente, e que de fato, acabam sendo fatores estressantes, porque sempre retorna à lembrança o fato de você ainda não ter feito isto ou aquilo, e novamente você deixa para depois... Além de analisar se você não adquiriu o hábito da procrastinação, veja se seus subordinados também não o adquiriram. Converse com eles. Faça-os ver que o famoso "Do it now" (Faça agora) dos americanos é um grande fator de sucesso profissional. Da mesma forma, veja se sua empresa não adquiriu o hábito de procrastinação com relação a seus clientes. O atendimento é rápido? É imediato? Ou tudo é deixado para o dia seguinte, "pra depois"...? Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. |
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