projeto textos
A
Pedagogia do Amor Vicente
Martins Professor
do Centro de Letras e Artes da O educando, no processo de formação escolar, tem necessidade de amar e compreender. Da mesma forma, o professor, no exercício de seu magistério, tem necessidade de ser amado e ser compreendido. Assim,
a necessidade de amar do aluno e o desejo de ser amado do professor nunca andam
separados, são a base de uma relação fraterna e recíproca entre professor e
aluno. Uma
criança quanto mais sente que é amada, mais disciplinada estará para receber
a ministração das aulas. Onde não há reciprocidade, isto é, o amor do aluno
para com o professor e do professor para com seu aluno, não assimilação
ativa, não há a razão de ser da educação escolar: o desenvolvimento do
educando como pessoa humana. A
nova Lei de Diretrizes e Bases da
da Educação Nacional (LDB), a Lei 9.394, promulgada em 1996, trouxe as bases do que venho
denominando, nos meios acadêmicos, de Agapedia,
a Pedagogia do Amor. É
a LDB que nos oferece os dois mais importantes princípios da Pedagogia do Amor:
o respeito à liberdade e o apreço à tolerância,
que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de
solidariedade humana. Ambos têm por fim último o pleno desenvolvimento do
educando, seu preparo para o exercício da cidadania ativa e sua qualificação
para as novas ocupações no mundo do trabalho. Na
educação infantil, a Pedagogia do Amor torna possível o cumprimento do
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico,
psicológico, intelectual e social, na medida em que o processo didático
complementa a ação da família e da comunidade. No
ensino fundamental, a Pedagogia do Amor se dá em dois momentos: no primeiro, no
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do educando, tendo em vista a
aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores
e, no segundo momento, no fortalecimento dos vínculos de família, dos laços
de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida
social. No ensino médio, a Pedagogia do Amor se manifesta na medida que nós, professores e futuros professores, aprimoramos o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Na
educação superior, há lugar também para a Pedagogia do Amor. Ela se
manifesta no momento em que os professores estimulam o conhecimento dos
problemas do mundo presente, em particular, os nacionais e regionais. É a Agapedia
que leva os alunos
à prestação de serviços especializados à comunidade e estabelece com esta
uma relação de reciprocidade. |
|